quinta-feira, fevereiro 01, 2007

História breve

As várias denominações
Os Campeonatos Amadores tiveram o seu início na época 1964/65, onde só se disputou com uma divisão e denominado como Campeonato Distrital Amadores.

Esta denominação foi continuada até à época 1971/72, sendo interrompida durante quatro épocas onde se passou a denominar Campeonato Distrital Amadores 1ª Divisão, e com mais duas divisões secundárias que se denominavam 2ª e 3ª Divisão.

Estes campeonatos em divisão estiveram em prova durante quatro épocas para voltar ao modelo inicial em 1976/77 e terminando em 1984/85, com o Campeonato da época 1982/83 a não ser homologado.

Na época 1985/86 voltaram os campeonatos em divisões com a denominação Campeonato Distrital Amadores Série A e Série B. Na época seguinte para além destas duas séries nasceu a terceira sendo denominada Série C. O modelo com três divisões, esteve presente durante quatro épocas, voltando a duas séries e assim esteve durante seis épocas até 1995/96.

Na época 1996/97 nasceu as denominações tal como elas são hoje em dia, ou seja Campeonato Distrital Amadores Honra, Amadores A e Amadores B. Desde que esta denominação foi tomada o Grupo Desportivo Leões da Agra foi denominador já que em dez épocas venceu quatro e as restantes seis estão divididas por quatro clubes, três deles já não participam nestes Campeonatos tal como o G. D. Leões da Agra, duas foram ganhas pelo o Unidos ao Porto e uma época foi o Leões de Citânia que logo se transferiu para os Distritais, outra foi o S. C. S. Vítor e nas duas últimas épocas foi o F. C. Cerco do Porto.

OUTRAS PROVAS AMADORAS.
A Prova Extra de Amadores teve início na época 1969/70 onde o primeiro campeão foi a Portuguesa de Leça. Esta prova esteve em competição até à época 1987/88 com algumas interrupções pelo meio.

As provas extras voltaram na época (2002/03) na Divisão B devido a este campeonato ter sido muito curto. Podemos dizer que terá sido uma excepção e o vencedor foi o GDRC Vilarinha FC.

Taça "Jornal de Noticias" Amadores esteve só em prova durante três épocas desde 1982 a 1985.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial