quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Os Amadores segundo A. F. Porto

O Porque da Designação "Clubes Amadores"

Nos seus clubes filiados integra-se uma categoria de sócios – os Extraordinários – que são os chamados Amadores. Mas o que são clubes amadores?

Trata-se de um tipo de clubes que só existem como filiados numa única Associação de Futebol do País - a A.F. do Porto e para os quais se criaram quadros competitivos específicos. Amador era o clube que não dispusesse de instalações próprias para a competição desportiva (campo de futebol) e pretendesse praticar desporto de forma organizada no seio da A.F.P.

A primeira edição dessas competições iniciou-se na época de 1964/65 e nunca mais parou...

Sobre os clubes amadores, poderemos acrescentar que se trata de uma face visível e significativa do Movimento Associativo.

Com muitas dificuldades, com poucos recursos financeiros, fazendo sucessivos milagres (da multiplicação e não só) e com muito esforço, esses clubes conseguiram (e conseguem) equipar sedes muito dignas e inscrever atletas, dando vida ao clube (e permitindo que ele continue a ser um marco importante da vida social e desportiva do nosso país).

Os sócios desses clubes, quando tinham visitas ou quando queriam comemorara algo marcante (ainda hoje), na ausência de uma sala apropriada em suas casas, era nas sedes dos clubes amadores que concretizavam essas iniciativas. Por outro lado, não raras vezes, para resolver a falta de condições nas suas habitações, em algumas dessas sedes chegaram-se a instalar chuveiros para os sócios aí poderem aprimorar a sua higiene.

Texto extraído do Portal da A. F. Porto na página de Galerias Históricas

2 Comentários:

Às 09:53 , Anonymous Anónimo disse...

fui campeao con o s martinho do campo na epoca 64-65 gostava de comonicar con autros jogadores da mesma epoca dirigentes au outras pessoas ligadas a esta epoca antonio salgado

 
Às 09:55 , Blogger tonio disse...

h

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial